top of page

Blog

MINHA PLANILHA DE CÁLCULO DE ORÇAMENTO

  • Foto do escritor: juliaserrate
    juliaserrate
  • 31 de jan. de 2019
  • 7 min de leitura

Já não é novidade a minha carreira passada como Química, mas eu não cheguei a mencionar que uma das minhas funções no trabalho anterior era elaborar umas planilhas meio cabulosas de validação de métodos e cálculos de incerteza.... e por incrível que pareça, era uma coisa que eu curtia fazer. Quase que como desenhar, eu não via a hora passar. Como na natureza nada se perde, mas tudo se transforma, se o meu conhecimento em planilhas não serve mais à Química, agora ele está a serviço da arte, e mais ainda, a serviço de nós, artistas profissionais.


A minha inspiração pra montar essa planilha veio da Tati Matsumoto, uma artista de lettering maravilhosa que também curte fazer planilhas e compartilhou a sua no seu site (https://www.tatimatsumoto.com/downloads). A calculadora dela me salvou numa hora que eu estava super perdida em como calcular orçamentos. Não tinha muita noção do que cobrar e como cobrar, e a planilha da Tati me deu um norte.


Com o tempo e o aprendizado, fui reformulando a planilha, encaixando mais à minha realidade e à minha forma de trabalhar. Nesse post, gostaria de compartilha-la com vocês. Da mesma forma que a Tati foi generosa em fornecer a dela facilitando a vida de muita gente, gostaria de retribuir essa generosidade que recebi compartilhando a minha planilha também, afinal, não é todo mundo que tem a mesma facilidade com Excel pra fazer ou reformular a própria planilha.


Antes, porém, antes que qualquer pessoa entenda mal, gostaria de dizer que meu intuito não é apresentar uma planilha melhor ou pior. A planilha é apenas DIFERENTE. O fato de você gostar mais da minha ou da dela significa que a sua forma de trabalhar se assemelha mais com uma ou com outra. Você pode constatar isso com facilidade, portanto, dispenso comparações.


Dito isso, vamos à planilha:

ree

Essa é a aparência dela. Na primeira parte, em rosa, os dados do orçamento, e na segunda parte, em verde, os resultados do cálculo do orçamento.


DADOS FIXOS


Na coluna “Dados Fixos” você deverá preencher as áreas em cinza com as informações que não mudam de um trabalho pro outro:

ree

Valor por m2: por experiência própria, eu constatei que o esforço que eu tenho pra fazer um trabalho não aumenta de forma proporcional ao tamanho da parede. Uma parede com o dobro do tamanho me custa muito menos que o dobro do tempo na maioria das vezes (é claro que isso vai depender do tipo de trabalho, mas digo isso de uma forma geral). Sendo assim, eu não achava justo que o valor fosse estipulado apenas pelo metro quadrado. A forma que eu encontrei de solucionar isso foi estipulando 3 valores para 3 intervalos diferentes de metragem. Para “sentir” quais devem ser esses valores, você vai precisar de um pouco de experiência, mas uma dica boa é diminuir 10 ou 20 reais de um pro outro. Se você acha que deve existir um valor único pro m2, é só preencher os três espaços com o mesmo valor.


Limite de áreas: aqui você vai dizer o que você considera uma área pequena e uma área grande. No meu caso, considero “área pequena” paredes com menos que 3m2 e “áreas grande” paredes com mais que 5m2. A área intermediária, por consequência é a área de 3 a 5m2.


Juros cartão de crédito: preencha com o valor dos juros do cartão para pagamento em crédito à vista e o adicional por parcela. Preencha essa célula apenas com o número correspondente ao valor dos juros ( Ex.: “4,5”). Não coloque o símbolo de “%”, senão o cálculo ficará errado!


Juros carteira virtual: carteira virtual é uma ótima forma de receber pagamento de entrada quando o cliente não é do mesmo banco que o seu. Eu uso o Pic Pay que tem taxa de 4,85%. Essa taxa só é aplicada ao valor da entrada no cálculo final. Preencha sem o símbolo de “%”. Caso você não use carteira virtual, você pode deixar esse espaço vazio ou acrescentar os juros da forma de pagamento que você optou para o pagamento da entrada.


Entrada: é o valor que você irá cobrar pra fechar o trabalho. Eu cobro 30% porque prefiro receber o valor maior quando entrego o trabalho. Há quem cobre 50% e quem cobre o valor integral no ato do fechamento. Fica a seu critério. Assim como os outros, preencha sem o símbolo de “%”.



DADOS VARIÁVEIS


Essas são as informações que irão mudar de um trabalho pro outro. Preencha os espaços em cinca com os valores.

ree

Medidas: Pensei nesse espaço de forma que você possa lançar várias medidas para os casos em que a parede não for linear e você tenha que tirar várias medidas pra obter a área total. O valor final do trabalho será calculado a partir área total e irá gerar apenas um resultado, independente de quantas paredes você incluir. Lembre-se de colocar os valores de medida EM METROS. Não coloque 80cm, coloque 0,8m. É muito importante fazer essa transformação de centímetros pra metros, caso contrário você ora obter valores absurdos de área.


⦁ Custos: Tentei listar todos os custos que lembrei que poderiam aparecer. Algumas considerações:


Deslocamento: Eu calculo o valor gasto com gasolina nesse site aqui http://mapeia.com.br . Nele, você preenche as informações de origem, destino, preço da gasolina e consumo do seu carro, e ele te dá quanto você vai gastar de gasolina. Faça o processo pra ida e pra volta. Ele costuma informar se existe pedágio no caminho, mas é bom conferir essa informação porque o site pode estar desatualizado.

Estacionamento: É importante verificar as condições de estacionamento no local onde você vai trabalhar. Pode ser uma missão impossível encontrar uma vaga em grandes centros e locais muito turísticos. Também existe a possibilidade de te solicitarem um trabalho pra um shopping ou supermercado, onde o estacionamento é pago. O nosso trabalho é demorado, então pagar um dia inteiro de estacionamento particular ou parquímetro pode sair um pouco caro. Eu já me dei mal algumas vezes por esquecer de verificar as condições de estacionamento... Inclua seus custos com estacionamento na planilha.


Alimentação: Eu não costumo cobrar pela minha alimentação, mas já aconteceu de eu ir um trabalho em um bairro nobre no final de semana que a minha opção mais barata pra almoço não custava menos que R$35,00! É importante verificar essa questão da alimentação não só pelo preço, mas também em locais afastados da cidade, como sítios. Se você precisar fazer um trabalho grande em um sítio e não lembrar da comida, você correr o sério risco de passar fome por não ter nenhum restaurante ou lanchonete por perto! A gente vai vivendo e aprendendo... e depois compartilhando pra vocês não precisarem passar pelo mesmo xD


Adicional de distância: você pode levar horas de deslocamento para fazer trabalhos em locais distantes. Eu só costumo cobrar esse adicional pra trabalhos fora da minha cidade, porque ficar 3 horas no volante torna o trabalho muito mais cansativo que um trabalho feito perto de casa.


Adicional de complexidade: pensei nesse adicional para trabalhos que fugirem muito do padrão ou que o cliente solicitar muitos detalhes que eu sei que vão me custar mais tempo pra fazer.


Adicional de altura: Trabalhos onde os seus pés ficam a mais de 2 metros de altura já é considerado um trabalho perigoso pela lei trabalhista. Se você fosse CLT, estaria recebendo um adicional de periculosidade. Nós podemos pensar da mesma forma com relação ao nosso trabalho. Além do risco, o trabalho feito em locais altos é mais cansativo e demorado. Sempre verifique as condições de segurança das escadas e andaimes que vocês estão subindo. Não é raro escutar casos de artistas que se acidentaram por negligenciar a segurança e o perigo da altura...


Resultados

ree

É nessa parte que a mágica acontece!


Baseado nas informações que você acrescentou, a planilha te mostrará o valor do trabalho para pagamentos a vista ou a prazo.


Preencha todas as células verde clara arredondando o valor que você vê logo acima. Se você vai arredondar pra mais ou pra menos, fica a seu critério. Apenas preencha arredondando pra você obter os valores finais.


Por fim, pra facilitar a visualização, eu transferi os valores finais do trabalho pra uma tabela mais organizada logo abaixo, onde você pode ver facilmente e passar pro cliente os valores do trabalho a vista, a prazo, desconto a vista, entrada e valores de parcela.

ree

Tadááá! Seu orçamento lindamente calculado e prontinho pra passar pro cliente!!


Eu sei que ainda parece chato, mas é algo muito importante de ser feito. Antes de lançar os valores em uma planilha, eu simplesmente passava pro cliente o valor que dava na minha telha. Mas depois de avaliar a planilha, você consegue perceber quanto você tem de custos que vêm de todos os lados possíveis. Também fica mais fácil de conversar com aqueles clientes que te pedem descontos absurdos, e que às vezes, pela falta de grana, nós ficamos tentados a ceder... Meu caro, organize seus orçamentos e você vai ver que às vezes, vale mais a pena ficar em casa dando faxina ou ir na praia do que ceder a esses pedidos de desconto. Aliás, pedidos de desconto é assunto pra outro texto!!!


Só pra vocês terem uma ideia de como é importante ter consciência desses custos, vejam a simulação abaixo.

ree

O valor de um desenho qualquer baseado na área é de 750 reais. Somando apenas alguns poucos custos (material, deslocamento e pedágio) e os juros do cartão de crédito, o valor pula pra 850 reais! São 100 reais que você não vai ver nem o cheiro. Pelo menos na minha realidade, esse valor faz falta no fim do mês.


E é isso, galera! Quase uma monografia! Mas acredito que vá ser útil! Façam bom uso da planilha!!!


Considerações finais:


Essa planilha está sendo fornecida de forma gratuita, então não saia por aí distribuindo sem autorização, sem créditos ou pior ainda, vendendo algo que nem é seu! Vamos usar de um pouquinho de boa-fé. Vai ter que diga que é difícil encontrar boa-fé entre brasileiros, mas eu ainda acredito que existem mais pessoas boas do que más, e por isso, compartilho de bom grado e acredito na boa intenção das pessoas que irão utiliza-la.


A planilha não está bloqueada justamente pra que você possa edita-la conforme a sua realidade caso queira. Só tome cuidado pra não acabar digitando em uma célula onde eu coloquei uma fórmula! Mas se isso acontecer, você pode voltar aqui e baixar a planilha novamente!


Clique aqui para baixar a planilha de cálculo de orçamento!!!


Escrito por Julia Serrate

 
 
 

Comentarios


SOBRE ESTE BLOG

Pura e simplesmente um compartilhar de experiências, que vez ou outra, podem ser úteis! XD

RECEBA AS NOVIDADES

  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page